Depoimentos
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Gostei muito do livro!!
Gostei muito do livro!! Vários momentos associei situações do dia a dia empresarial ao que estava escrito no livro. Adorei a forma como foi escrito, com exemplos teóricos e historias… Gostei muito do livro!! Vários momentos associei situações do dia a dia empresarial ao que estava escrito no livro. Adorei a forma como foi escrito, com exemplos teóricos e historias mostrando como foi praticada uma ação de liderança de forma simples e fácil de entender.
Aproveito para deixar um depoimento de como está sendo trabalhar pós pandemia.
COMO MOTIVAR A EQUIPE AO “NOVO NORMAL”
Trabalho em uma equipe que conheceu as vantagens de trabalhar em casa durante a pandemia, porém, que precisa estar presente na fábrica, acompanhando a produção, em contato com os colaboradores que estão no meio da fabricação. Portanto o home office é uma opção em alguns dias, mas a prioridade é estar presente na empresa.
E como motivá-los a sempre pegar o trânsito, sair cedo de casa nos invernos rigorosos de Curitiba, usar bota de segurança (que não é o calçado mais confortável). O que era normal, passou a ser uma “reclamação”! Puuuxa hoje tenho que ir para fábrica… Antes ninguém reclamava disso, pois não existia a opção de NÃO ir para fábrica (durante o período de trabalho). Sabem aqueles benefícios que fazem algo que era corriqueiro ser visto como desvantagem? Pois é, inicialmente esse era o sentimento. E como motivar a equipe a estar mais presente, a não achar tão ruim ir para a fábrica. Como evitar reclamações e desânimo da equipe quando é necessário a presença deles no chão da fábrica?
O que eu busquei fazer, foi de forma informal, estar sempre lembrando que o home office é uma vantagem. Que quando precisamos, TEMOS a opção de fazer o Home office, e se soubermos usá-lo de forma consciente e correta, não nos vão tirar esse benefício tão cedo.
Outra forma que eu acho que pode ajudar é na hora do almoço em equipe, falar sobre assuntos aleatórios, conversar sobre futebol, viagens, fofocar… isso estimula a equipe a querer bater bato e encontrar o pessoal, ter um pouco de vida social durante o dia de trabalho também, por que não? Levar guloseimas, organizar café da manhã e almoço em equipe. Tudo isso, pode incentivar algumas pessoas a sair de casa para ter alguns momentos de convívio com a equipe!!
GERENCIAMENTO DO TEMPO E DA EQUIPE
Com a nova forma de trabalhar de muitas empresas, home office, escritório no celular, no tablet, arquivos na nuvem, não existe mais a “Desculpa” , eu vejo isso amanhã porque já sai da empresa. Toda essa tecnologia, trouxe muitos benefícios, mas é preciso saber trabalhar com essa “vantagem” para que isso não se torne um Prejuízo à vida pessoal do líder e também da equipe.
Como uma workaholic quase assumida, desde o momento que eu acordo até o momento que vou dormir, eu praticamente estou conectada ao trabalho. Me coloco prazos mais curtos porque sei que posso trabalhar até tarde ou acordar mais cedo para entregar alguma demanda. Não existe mais tanto limite, afinal tudo está acessível, a qualquer hora e lugar.
Por isso, mais do que nunca, é preciso saber gerenciar o nosso tempo. Não por questão de planning de trabalho, mas para que o trabalho não engula nosso dia a dia pessoal.
Por alguns períodos, dias, é normal esticar o horário de trabalho, deixar de ter um final de semana, para finalizar alguma entrega. O que não podemos é deixar que isso vire rotina. E no meu caso, era rotina. Trabalhar das 6 da manhã, não parar para almoçar, pedir janta porque não tinha tempo para cozinhar para meu filho e marido, e depois do jantar voltar ao trabalho até meia noite… isso era praticamente rotina. A ponto de meu filho de 5 anos perguntar por que eu estava no sofá assistindo tv e não estava trabalhando as 22h de sexta-feira.
Eu tentava não cobrar respostas da equipe fora do horário de trabalho, porém, enviava e-mails para não esquecer passar ou solicitar informações, porque no outro dia não ia conseguir falar com a equipe devido a inúmeras reuniões.
Para conseguir reduzir o horário de trabalho, sem deixar de fazer as tarefas que eu me propunha a fazer no dia, passei a fazer 3, 4 coisas ao mesmo tempo. Dois monitores, celular, tablet, etc. As pessoas mês acham um pouco louca, mas eu sou mulher, fazer duas coisas ao mesmo tempo faz parte da nossa natureza. Só precisei treinar um pouco mais para fazer 3 coisas ao mesmo tempo. Porém, por melhor que eu me esforce, não é o mesmo resultado de uma atenção plena. Além disso, quando alguém da equipe precisava falar comigo, tirar dúvida, mostrar algum estudo, eles começavam… “eu sei que está na correia, mas preciso falar 5 minutos com você”. Enfim eu entendi que eu estava sempre tentando fazer o máximo, atender 5 minutos de todos, mas o dia não tinha tempo suficiente para atender tudo. E entendi que o problema não era a falta de tempo, e sim a falta de delegação, de priorização, de gerenciamento das ATIVIDADES.
Eu sozinha não posso fazer tudo, mas posso delegar para as pessoas certas da equipe fazerem. Mas elas também não podem fazer TUDO, então como líder preciso saber qual a prioridade e importância de cada demanda. E isso é o que eu acho que faz a diferença no líder atual. Atualmente tudo é muito rápido, precisamos de informações para agora, mas pode ser que amanhã a gente nem use mais, e já tenha outra demanda.
Por isso, hoje, um bom líder, além de saber motivar a equipe, de delegar, de ter bons relacionamento interdepartamentais, precisa acima de tudo saber filtrar as demandas que chegam como furacão e vão embora em um piscar de olhos.
Saber filtrar as prioridades vai ajudar a não sobrecarregar a equipe e o próprio líder.
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Prezado amigo Rodrigo, e extensivo
Prezado amigo Rodrigo, e extensivo ao Affonso que um dia gostaria de ter o prazer de conhecer pessoalmente.
Como já era de se esperar, foi uma leitura muito enriquecedora,… Prezado amigo Rodrigo, e extensivo ao Affonso que um dia gostaria de ter o prazer de conhecer pessoalmente.
Como já era de se esperar, foi uma leitura muito enriquecedora, e com certeza irá me ajudar, assim como minha equipe e pares de gestão (pois já indiquei a leitura) a expandir nossos conhecimentos sobre gestão de pessoas.
Em relação ao capítulo 9, o que tenho a acrescentar é um ponto que venho batendo muito em minhas republicações no LinkedIn. Acredito ser válido para todos os pontos levantados neste vosso livro, pois o primeiro passo para uma Boa Gestão de Pessoas neste cenários VUCA e BANI é ter “HUMILDADE” para o aprendizado constante e cada vez mais rápido, deixando de lado uma pequena palavra que derruba tantas pessoas no âmbito pessoal e profissional, “EGO”.
As dificuldades que estamos tendo nas empresas em termos de gestão, é simplesmente um reflexo do que vemos na sociedade e não poderia ser diferente, pois o EGO cega para as mudanças rápidas, onde a verdade apreendida hoje, já não basta para a realidade de amanhã.
Novamente parabéns pelo trabalho, mas a pergunta maior que fica é:
“Quando receberei o convite para desfrutar de um “Peixe recheado com farofa de Camarão” acompanhado de um belo “Drink de Aperol, versão forte”…
PS.: Não adianta pedir ajuda ao cunhado…kkkk
Grande abraço a você e toda família.
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